quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A CRUEL REALIDADE DA CRIAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL



Infelizmente a maioria das pessoas que adquire filhotes de cães e gatos através de sites ou mesmo em petshops ou nas ruas de nossas cidades desconhecem  suas origens. 

Uma das formas mais cruéis de exploração de cães e gatos,  é a criação e o comércio exercido pelos chamados criadores, ditos de fundo de quintal. Não existe nenhuma ciência ou respeito pelo bem estar animal nesta atividade, apenas a busca pelo lucro fácil.  

 

Quando as pessoas se conscientizarem do que existe realmente por trás deste triste comércio estaremos dando um enorme passo, onde quem gosta de bichos, não mais colaborará para o sofrimento, a crueldade e a exploração destes seres indefesos que por não poderem se comunicar através da mesma linguagem dos humanos padecem nas mãos destes exploradores de animais.

 -A maioria dos locais onde os filhotes são gerados não passam de quintais e corredores úmidos, fétidos, ou cubículos escuros, sem ventilação, higiene ou mesmo em gaiolas onde as matrizes (femeas) ou padreadores (machos) podem viver desde que nascem até ficarem doentes, morrerem ou não servirem mais para procriar, ou seja  sua vida toda. Não existe regra, podendo ser encontrados também criadores em apartamentos, mansões ou casas em  condomínios de luxo.  Portanto, se você for comprar algum animal tente descobrir as condições em que são criados.

 -Desta forma como alguns criadores de fundo de quintal moram em casas onde os vizinhos podem se incomodar com latidos em demasia, existe  o hábito de se proceder ao corte de cordas vocais para evitar que sejam denunciados por excesso de latidos, pois apesar de existir uma resolução do CFMV proibindo a prática, ainda assim existem veterinários que fazem isso ilegalmente.

 - Por serem usadas como máquinas de procriar, cio após cio, sem intervalo para se recuperarem,  não existe a menor preocupação com a saúde das matrizes,  gerando desta forma filhotes fracos, debilitados e que não tem tempo para se sociabilizarem, pois são desmamados prematuramente, vendidos ainda sem os dentinhos, tendo que ser alimentados com papinhas de desmame,   porque nem sempre são pequenos o suficiente para agradar os compradores, e quanto antes virarem mercadorias mais rápido o dinheiro entrará.

 -Não há a menor preocupação com a saúde, o bem estar ou comportamentos naturais destes animais, apenas a preocupação com a geração do dinheiro gerado pela venda dos filhotes.  

 -Filhotes gerados nestas condições poderão ter  sérios problemas de saúde consequência dos cruzamentos entre cães ou gatos de uma mesma linhagem, família ou serem totalmente fora do que é considerado padrão da raça. Voce estará literalmente adquirindo “gato por lebre”.

 

- Pelo fato de existir pressa na venda dos filhotes também não serão aplicadas nem mesmo  a primeira dose das vacinas necessárias, sendo muito comum já virem contaminados com doenças como Cinomose, Parvovirose, e no caso dos gatinhos com Rinotraqueíte Felina, FELV (Feline leukemia virus ,FIV  (Feline immunodeficiency vírus), e em ambos poderão vir infestados  de ectoparasitas (pulgas, carrapatos e vermes).Afinal o criador de fundo de quintal não tem a menor preocupação em vacinar e tratar dos pais destes filhotes, visto que se adoecerem ou morrerem serão substituídos por outros animais.Na maioria dos casos quem adquiriu um filhote e já estava se apaixonando por este novo membro da família, terá além do prejuízo financeiro (se caso tiver que levar o bichinho ao veterinário ou se este vier a morrer) a dor de acompanhar o sofrimento e talvez a morte de um pequeno ser.  Se tiver crianças envolvidas a situação então só fica pior!!!E tenha certeza de que por você ter pago baratinho por este filhote, assim que os primeiros problemas de saúde ou mesmo a aparência dele não corresponder ao que de fato se espera de uma determinada raça aparecere, você não terá a menor ajuda deste criador meia boca e com certeza terá muita dificuldade para rever sua grana de volta, pois não existe contrato ou nota fiscal garantindo seus direitos de comprador prevista no código do Consumidor.

 

 Obs: recebemos em nossos e-mails diversas denúncias de compradores que se deram mal ao adquirir filhotes diretamente de criadores, em feiras e petshops pouco confiáveis e que não dão nenhuma garantia.

E se você realmente gosta de bichos não existe motivo para não adotar alguns dos milhares existentes para adoção em abrigos, CCZs, ou mesmo de protetores independentes de sua cidade. 

 

 

 

 

 Na cidade de SP por temos uma legislação (a lei 1443/07) , nas apreensões feitas pelo CCZ/SP em feiras ilegais foram constatados inúmeros filhotes  que apenas lembram uma determinada raça,  na verdade não passam de viralatinhas bonitinhos, a maioria doentes, que não resistem e morrem mesmo com muito esforço para que sobrevivam

CIDADES QUE JÁ POSSUEM LEGISLAÇÃO REGULAMENTANDO A CRIAÇÃO E O COMÉRCIO DE CÃES E GATOS NO BRASIL

São Paulo

http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/710301/lei-14483-07-sao-paulo-0

  Curitiba

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/forpgs/showinglaw.pl

 

 

 

 

Fotos Elisabete Ferreira - G1




Um comentário:

  1. as leis para proteção dos animais existem, precisamos faze-las valer, denunciar é um dos passos a serem dados para que possamos impedir esse comercio e o sofrimento desses inocentes

    ResponderExcluir