terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pelos golfinhos do Japão - Bairro da Liberdade-SP


Com a imagem aí de cima, iniciamos mais uma postagem aqui no blog para falar sobre o ativismo pelos golfinhos de Taiji/Japão, onde acontece anualmente a temporada de caça/captura destes animais para o consumo da carne e também para a comercialização de alguns exemplares para parques aquáticos. Isso tem nos impulsionado na luta para que um dia este triste acontecimento faça parte do passado.

No domingo, 25/11/2012 mais uma vez participamos de uma manifestação buscando dar visibilidade ao que ocorre naquela  localidade do Japão e que é defendido pelos seus habitantes como sendo parte da tradição milenar do povo japones.  Tendo a cidade de São Paulo uma grande concentração de japoneses e descendentes, nada mais indicado do que se realizar um Ato de Conscientização por estes animais,  em pleno bairro da Liberdade, local  onde vive uma grande colonia de orientais.
Para os que são de fora e desconhecem essa informação, neste bairro existem inúmeras lojas e restaurantes onde podemos adquirir produtos importados do Japão, alimentos e todo tipo de apetrechos e aparelhos para culináiria oriental.
A manifestação não foi um ato de protesto e sim de conscientização/educação.
Objetivo: a abordagem dos frequentadores da chamada Feira da Liberdade, com distribuição de material pedindo para que as pessoas procurem se inteirar do que ocorre naquela provincia do Japão e nos ajude desta forma na divulgação e no combate da prática. 
Este evento teve o apoio da Sea Shepherd Brasil ao Grupo de Voluntários do Núcleo SP.

A conclusão que podemos chegar é de que a maioria dos abordados após tomar conhecimento do que ocorre naquela localidade se espanta, e afirma que irá procurar conhecer melhor o assunto e ajudar a divulgar. Sentimos isto principalmente nas abordagens dos mais jovens. Inclusive algumas crianças vieram buscar informações para saber do que se tratava.
Acredito que como primeira experiencia com este tipo de proposta a manifestação foi válida, mas será necessário nos organizarmos melhor para as próximas atividades semelhantes, elaborando um  discurso bem focado  e também um pequeno treinamento sobre como conduzir a discussão dependendo da reação do abordado. 

Abaixo fotos do evento. Algumas imagens foram cedidas pela Rosana Tsibana do JMA - J'adore mes Amis.

 LIBERDADE. É ISTO QUE QUEREMOS PARA TODOS OS GOLFINHOS DO PLANETA


Um pouco sobre o Dolphin Day Protest evento que aconteceu em várias partes do mundo. 

No dia 24/11/2012 algumas cidades pelo mundo  também protestaram pelos golfinhos e baleias do Japão no que convencionou se de  Dolphin Day Protest.
E para nossa alegria Tokio foi uma delas. Em seu primeiro protesto oficial contra Taiji os japoneses marcharam pedindo o fim da matança. Houve necessidade de apoio policial pois os que defendem a prática cruel que ocorre por lá como tradição milenar não querem aceitar que o mundo não mais se calará e que mais cedo ou mais tarde o governo japones terá que tomar uma atitude por estar sendo pressionado.


"A Sociedade para a Proteção dos Mamíferos Marinhos (海洋 ほ乳類 を 守る ​​会) é um pequeno grupo de cidadãos japoneses  que  utilizando a internet nos últimos dois meses, se organizou em seu primeiro protesto no Dia Mundial dos Golfinhos.  Este grupo já havia tentado fazer o mesmo em 01 de setembro, mas foram frustrados pela oposição. 
Sr. Satoshi Komiyama, designado como o líder deste novo movimento disse " Hoje é oficialmente o primeiro protesto contra a matança de golfinhos no Japão para consumo de sua carne. A tentativa anterior a 1 de Setembro desmoronou sob a pressão dos ativistas de direita que perturbaram sua tentativa de marcha."
 
No link abaixo a matéria completa de onde foi retirada essa declaração.
http://www.japansubculture.com/japanese-citizens-protest-against-japans-dolphin-hunting-and-whale-research/

Neste outro link um relato com entrevista sobre o protesto que ocorreu em Tokio-Japão em portugues.
 http://www.camaleao.org/ativismo/relato-do-protesto-em-toquio-contra-a-matanca-de-golfinhos/

 
PROTESTO EM TOKIO PELOS GOLFINHOS


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário