segunda-feira, 7 de julho de 2014

Resgatado após 50 anos de maus tratos...Rajú, o elefante chorou....





Há cerca de um ano atrás a história de Rajú chegou até a Wildlife SOS, uma importante Ong de defesa animal com sede em Londres. A instituição foi alertada pelo Departamento Florestal Pradesh Uttar na Índia, de que Rajú vivia uma vida miserável, de dor, sofrimento e espancamentos. Eles relataram que Rajú era mantido dessa forma há cerca de 50 anos. Ele era obrigado a fazer truques para ganhar algumas moedas dos turistas, e era alimentado com doces enquanto se apresentava ou então  com papéis e plásticos.
O resgate só foi possível após se cumprir toda a burocracia necessária para que Rajú pudesse ter direito a liberdade. Um processo de confisco teve que ser conduzido nos tribunais da Índia, já que o proprietário de Rajú não tinha documentos legais para sua posse, o que significava que a Ong não poderia resgatá-lo do sofrimento.
A Wildlife SOS conseguiu descobrir que Rajú provavelmente deve ter sido capturado ainda filhote após a morte de sua mãe, como é hábito dos caçadores na India e que havia passado por 27 donos diferentes, até chegar ao estado lastimável em que se encontrava quando o pedido de socorro chegou até eles. 
Finalmente após todos os tramites necessários pode se finalmente organizar se o resgate. Uma equipe formada por cerca de 10 especialistas em vida selvagem, veterinários e guardas, entrou em ação para resgatar Rajú no último dia 04/07/2014 durante a noite para que ele ficasse muito agitado e para se evitar também o calor escaldante durante o transporte. Segundo os resgatistas a ação foi muito estressante, porque o dono de Rajú tentou impedir o resgate, e eles tiveram que optar por colocar Rajú no caminhão ainda com as algemas e cordas, apesar de toda a dor que isso significava,  para não correr o risco dele fugir.
Uma vez que ele subiu no caminhão, foi dada a sedação adicional, e puderam seguir escoltados para o Centro de Atendimento em Mathura.  




Ao chegar ao santuário, Rajú foi alimentado com bananas, folhas de bananas, manga,  pães, biscoitos e água antes que o veterinário da instituição da Ong, Dr. Yaduraj Khadpekar, começasse o meticuloso processo de retirada das algemas perfurantes que haviam sido colocadas para tentar impedir o resgate.  
E enquanto a equipe o libertava, eles puderam observar que as lágrimas escorriam dos olhos do sofrido Rajú. Talvez fosse pela dor das algemas apertadas que haviam causado muitos ferimentos, mas também por estar entendendo que ia ficar livre da crueldade extrema que conheceu durante toda sua vida.  E quando a última corda foi cortada, Rajú pode finalmente dar seus primeiros passos em liberdade para alegria da cansada equipe que o resgatou. 
Fonte: Daily Mail

E o gigante chorou ao se ver livre pela primeira em 50 anos.
 Assistam ao vídeo do resgate:



Nota:
Se não houver turistas pagando para ver animais sendo feito de palhaços e explorados por humanos, não haverá demanda para que os animais sejam capturados, retirados de seu habitat e  que tenham sua natureza, sua dignidade e espiríto alquebrado em razão do dinheiro gerado por essas apresentações. 






 



2 comentários:

  1. Não apenas você chorou, Rajú, nós também de tristeza pela dívida que jamais poderemos lhe pagar de cinquenta anos roubados e de alegria por saber que humanos bons foram os responsáveis pela sua liberdade. Perdoe os humanos maus, Rajú, reconhecendo amigos nestes humanos bons que doaram suor, tempo e dedicação lutando pela sua merecida liberdade, por amarem você. A vida ainda pode ser bela, acredite nisso vivendo livre agora e esquecendo o pesadelo. Foi só um sonho mau, Rajú, já AMANHECEU.

    Responder

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, me sinto tão feliz, quanto ele. Parabéns à todos os envolvidos na soltura!

    ResponderExcluir