quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Decreto chileno autoriza a matança de cães, gatos e animais exóticos em áreas rurais.



Existe hoje no Chile uma grande comoção em vista da matança que está prestes a começar a acontecer, caso não se consiga revogar o Decreto Supremo N° 65 del MINAGRI (Ministerio de Agricultura) que permitirá o extermínio de cães, gatos e animais exóticos a fauna do país.

Apesar de afirmarem que este decreto foi criado para defender as espécies nativas do Chile esconde se por trás desta  possibilidade de matança de cães e gatos, o desejo dos pecuaristas de se livrarem de um problema, principalmente relacionado a cães ferais (que se tornaram selvagens) que costumam atacar seus novilhos, causando dessa forma prejuízos as fazendas de criação de gado, conforme já se posicionou a representante da parte sul da Coalizão para o Controle de Fauna Urbana (CEFU), María Teresa Pinochet.

Em um comunicado público as ongs de proteção animal do Chile reconhecem que exista de fato o problema dos cães e gatos que se tornaram ferais, se manifestam contra a matança e se opõem radicalmente contra o decreto 65, por este conter em sua proposta métodos cruéis de abate de cães e gatos e propõem métodos atenuantes para o controle populacional dos mesmos.
Segundo o decreto 65, a permissão para o abate de matilhas de cães ou gatos ferais será permitida em áreas externas, áreas urbanas ou de expansão urbana, a uma distância de mais de 400 metros de qualquer aldeia ou latifúndio. Os animais deverão ser caçados e capturados nos termos estabelecidos de acordo com a lei e seus regulamentos. Poderão ser utilizados carros com luzes possantes para desnorteá-los, iscas com veneno,  laços e

Entenda o decreto  65

Foto/site #noalacazadeperrosenchile

Nota:
No Brasil já existe alguma movimentação no sentido de divulgar a petição pedindo a revogação deste decreto também, e algumas Ongs já vem se pronunciando em suas páginas contra a tremenda crueldade que essa autorização para a caçada e extermínio destes animais irá causar. 


Todas as informações desta postagem e muito mais vocês encontram no site da campanha.
http://www.noalacazadeperrosenchile.org/

Vocês podem também demonstrar apoio enviando fotos com os cartazes disponibilizados por eles 
http://goo.gl/cgA2hO

Para quem quiser se manifestar diretamente ao Consulado Geral do Chile:





Nenhum comentário:

Postar um comentário