segunda-feira, 11 de abril de 2016

Caso do pitbull morto em onibus da Viação Andorinha. Bagageiro é lugar de bagagem.

Foto internet

Na semana passada um caso deixou a todos nós que amamos e defendemos os animais estarrecidos!!!
Um pit bull que havia sido transportado no bagageiro de um ônibus da Transportadora Andorinha entre  Campo Grande para Corumbá veio a óbito e nos deixou perplexos ao tomarmos conhecimento de que essa prática é comum em nosso país.
Pelo que consta este animal já vinha de uma longa viagem e seus proprietários eram bolivianos e não quiseram prestar queixa.
Muitos estão questionando se de fato a empresa errou, se poderia transportar o animal em um bagageiro e se não irá ser punida. Então resolvemos dar uma pesquisada.
Na matéria do jornal Correio do Estado o gerente da filial Andorinha em Corumbá também alega que a responsabilidade não é da empresa e sim do proprietário do animal.
Nesta declaração o mesmo gerente afirma também que a legislação foi cumprida de acordo com os órgãos reguladores deste setor - Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Agepan).

Pois bem. Vejam o que conseguimos e tentem localizar aonde está escrito que animais, sejam cães, gatos ou silvestres podem ser transportados em um bagageiro, sem ventilação, próximo ao asfalto escaldante, com eventuais gazes dos escapamentos infestando o compartimento e não encontramos aonde isso está.

Gostaríamos inclusive que a empresa Andorinha entrasse em contato com o nosso blog e nos surpreendesse indicando aonde está essa norma, mesmo porque chegamos a nos sentir incompetentes por não termos conhecimento de que essa forma de se transportar um ser vivo pudesse existir em nosso país!!!

Atentem para este primeiro print do DECRETO Nº 2.521, DE 20 DE MARÇO DE 1998 da ANTT :



Para quem quiser segue o pdf do decreto 2.521 completo - http://goo.gl/zzqow8

Da mesma forma também não conseguimos encontrar em nenhum artigo ou parágrafo da citada Instrução Normativa nº 18 de 18/07/2006 / MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aonde cita a possibilidade para não dizer obrigatoriedade de se transportar animais vivos em bagageiros - https://goo.gl/Nf1Yyf

Em um trecho da matéria cita se o  GTA (Guia de Trânsito Animal). Mas aonde está escrito que um animal poderá ser transportado em um espaço sem ventilação, sem controle de temperatura e ainda sedado?



Nota:
Desculpe se não citamos o nome deste animal vitimado, mas não conseguimos encontrar em nenhum lugar.
Triste saber que ele morreu em sofrimento e que os descaso com seres indefesos é tanto, que mesmo uma grande empresa que poderia dar exemplo de respeito para com um animal,  não se responsabiliza pela forma como serão transportados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário