quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Hello IBAMA - Peixes Bettas oferecidos como lembrancinhas de festa!!!


Recentemente através de denúncias publicadas em jornais, sites e blogs de defesa animal, o Ibama proibiu a utilização de borboletas para soltura em festas de casamento, afinal os noivos e organizadores de eventos estariam cometendo crime ambiental.
E eis que como os humanos sempre se superam, acabamos de descobrir que peixinhos, principalmente os Bettas, espécie que consegue sobreviver em pouco espaço e com pouco água se tornou a vítima ideal para  para ser distribuído como lembrancinha em aniversários, eventos e casamentos!!!

Algumas empresas oferecem um kit completo que é composto por um pequeno recipiente, pedrinhas coloridas (que podem ser tóxicas), ração, instruções de criação e embalagens bonitinhas para a festa.
Deem uma olhada na forma como as pessoas enxergam os animais no banner publicado logo abaixo e vejam que temos um longo caminho para mudar essa forma tão cruel de tratá-los como se fossem um objeto inanimado.


Em sites de venda de "mercadorias" alguns comerciantes (print abaixo)  chegam a publicar que tem autorização do Ibama o que configura uma grande estratégia de venda porque quem adquire acaba achando que não está cometendo nenhum tipo de contravenção ou crime.

PS: Apesar de tentarmos durante vários dias ter um posicionamento do IBAMA, mais precisamente do setor PESCA, sobre o fato destes peixinhos estarem sendo vendidos para serem utilizados como enfeites e depois doados para qualquer um que talvez nem tenha interesse em possui-los, não conseguimos falar com o quem nos indicaram.  
Sem dúvida nenhum o fato de se expor animais e de se oferecer animais dessa forma constituí maus tratos e como tal se enquadra em crime ambiental previsto na lei 9665/98. 


Nota:
Não existe um só animal que exposto ao stress de locais barulhentos, cheios de luzes, poluição, solavancos e manipulações de quem não tem conhecimento sobre a espécie, que não esteja sendo maltratado. 
Sem contar que muitos destes peixes são dados como lembrancinhas para crianças que por falta de educação ou orientação poderão provocar machucados ou até mesmo matá-los. 
E se estes argumentos não forem suficientes para comover quem acredita que não há nada demais em dar bichinhos vivos como lembrancinhas de aniversários, casamentos ou brindes em eventos, sugerimos que leiam a matéria a seguir sobre a crueldade existente por trás da criação dos betas. 
http://goo.gl/zzIouF





Nenhum comentário:

Postar um comentário