quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Febre amarela - Os macacos assim como os humanos também são vítimas.


Arte: Maycon Portugal

Essa triste imagem abaixo vem circulando nas mídias sociais e voltou a causar preocupação dos que como nós amam os animais e lutam para defende-los.
Trata se de um macaco encontrado morto que foi abatido a tiros na cidade de Manhuaçu/MG sem nenhuma relação com a Febre Amarela conforme constatação da Polícia Militar de Meio Ambiente.


Por ignorância ou mesmo por falta de informações corretas por parte dos que elaboram reportagens a respeito da febre amarela,  muitas pessoas acabam acreditando erroneamente que os macacos são os responsáveis pelo surto que vem ocorrendo em alguns estados, quando na verdade além de também serem vítimas, ainda são importantes sentinelas para a detecção de novos casos.


Abaixo um texto sobre a importância do  papel desempenhado pelos macacos em regiões onde vem ocorrendo a transmissão da febre amarela silvestre.

Fonte: http://blog.saude.mg.gov.br

No Rio Grande do Sul infelizmente também aconteceram casos de agressão e morte a bugios.
Na entrevista o veterinário Marcelo Cunha do Zoológico de Gramado/SC esclarece que estes animais funcionam como sentinelas, também são sensíveis a infecção assim como os humanos e não são vetores. Os transmissores da doença são os mosquitos. 
Vejam a entrevista na matéria do R7 : http://r7.com/hR7T


Preocupados com a violência contra os macacos algumas páginas de proteção a determinadas espécies, como é o caso do Projeto Muriquis do Caparaó começam a se mobilizar para poder tentar esclarecer as pessoas sobre o equívoco que é agredi-los ou matá-los https://goo.gl/7GqaF0


Segundo os especialista a febre amarela urbana não ocorre em nosso país desde 1942.
Os casos de vítimas da doença que tem sido notificados e noticiados tratam se apenas de casos da febre amarela silvestre.
Maiores informações sobre a doença em relação aos locais aonde vem ocorrendo e número de vítimas pode ser encontrado neste link https://goo.gl/jnoOwX





Nenhum comentário:

Postar um comentário