sábado, 3 de fevereiro de 2018

#Ativismo. Navios da morte e a luta para impedi-los de prosseguir atuando no Brasil.

Imagens Laudo Técnico feitas dentro do navio boiadeiro NADA (arquivo disponível no fim do texto)

Uma batalha vem sendo travada por ativistas, Ongs, autoridades e políticos ligados a causa de defesa animal desde dezembro de 2017, quando um primeiro navio embarcou cerca de 27 mil cabeças de gado no porto de Santos, litoral sul de São Paulo.

Estes embarques embora comum em outros portos do país não ocorriam há mais de 20 anos nesta cidade.
Importante ressaltar que trata-se de uma luta desigual, onde pecuaristas poderosos possuem representantes até mesmo no congresso nacional e onde políticos são eleitos com dinheiro oriundo deste setor!!!
Vivemos em um país onde se criou o hábito de dizer que o PIB (indicador usado para medir a atividade econômica de um país) depende da agropecuária, e que para podermos obter divisas vale tudo!!!

Queremos aqui lembrar de uma veterana da causa, Sheila Moura, uma grande ativista que em seu blog O Grito do Bicho sempre publicou material sobre os embarques de "carga viva" como se referem as autoridades a respeito das vidas que são transportadas nestes navios e que jamais deixou de nos lembrar o quanto de crueldade envolvem estes carregamentos de vidas.

Para o movimento de proteção animal em questão de um mês, muito se lutou e se aprendeu neste ativismo que se uniu, e que apesar das diferenças, conseguiu provar que quando se pretende chegar a um objetivo comum, juntos somos mais fortes.

Foram várias ações, manifestações, grupos que se formaram, choros e alegrias durante este período.
Durante vários dias ativistas se mobilizaram no porto de Santos para poder flagrar os maus tratos nos caminhões que transportavam os garrotes (animais até 200kls). Transporte este que pode chegar até mesmo a 18 horas e que já constituí flagrante de extrema crueldade quando pensamos que se tratam de animais que possuem cascos cujo equilíbrio evidentemente fica extremamente difícil.
Abaixo vídeo da Ong Veddas mostrando o ativismo realizado no porto de Santos:


O que realmente faz dessa luta algo inédito, é que hoje temos um navio, o NADA, parado no porto de Santos carregado com cerca de 23 mil animais, da empresa Minerva Foods e com ordem para desembarcar todos os animais.
São vitórias jamais alcançadas talvez em nenhum outro país.
Obs: até o fechamento dessa matéria ainda não haviam derrubado a liminar proibindo a partida do NADA para a Turquia.

Este impedimento ocorreu devido uma ação feita por entidades de proteção animal, mais especificamente a Anda, Agência Nacional de Direito Animal, e da AIPA- Associação Itanhaense de Proteção Animal. 
Disponibilizamos aqui as ações:
https://goo.gl/MUBn6K
https://goo.gl/XGw2x7

Temos também uma representação feita pela assessoria jurídica do deputado Roberto Tripoli, e que foi acatada pelo Ministério Público Federal que já se transformou em um inquérito civil.

E finalmente em um grande golpe para a pecuária no dia 02/02/2018 o Forum de Nacional de Proteção e Defesa Animal, conseguiu na justiça uma proibição de embarque de animais em todos os portos brasileiros.
Disponibilizamos aqui também a Ação Civil Pública do Forum de Proteção com a decisão histórica do juiz federal Djalma Moreira Gomes.

E o mais importante e que servirá de base para muitas ações futuras e para conhecimento dos ativistas, a disponibilização do Laudo (Relato) Técnico de Vistoria do navio NADA requisitado pela  Justiça Federal, realizado pela médica veterinária Dra. Magda Regina/CRMV 15219110.

As condições em que são mantidos os animais durante o transporte nos caminhões ou nas instalações do navio são no mínimo pavorosas.
A proximidade do porto de Santos de uma grande metrópole onde o ativismo é mais forte do que no restante do país fez toda a diferença nessa luta.

Nota:
Todas as ações, manifestações, disponibilização dos advogados ativistas, mídias sociais, ativistas virtuais ou de rua fizeram a diferença neste momento histórico na causa animal brasileira.
#GratidãoEterna a todos que tem colaborado para que estes embarques deixem de acontecer no Brasil.







3 comentários:

  1. Obrigado Izolina. Realmente chamo atenção para o caso desde 2012 que nossos animais morreram em total desespero em pleno mar quando iam para o Egito. A Animals Austrália levanta esta bola faz mais de 10 anos e sempre divulguei suas ações em nosso blog, lembrando que nunca pude fazer mais por conta do meu estado de saúde. Graças a Deus, nossos companheiros se entusiasmaram e partiram para a guerra. Só que agora, temos oportunidade de fazer esta mudança..... simples assim: exigindo que o Ministro da Agricultura modifique as regras de exportação de animais vivos proibindo o procedimento em função da crueldade e maus-tratos a que são submetidos. Item proibido em nossa Constituição. não tem nada que fazer leis e outros recursos. É ir direto ao ponto. Foi assim que consegui, sozinha, portando um abaixo assinado com 18 mil assinaturas, a implantação da obrigatoriedade do abate humanitário.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Izolina Ribeiro..... gosto das suas matérias e as da Sheilinha.. porque além do excelente trabalho sempre dão créditos a quem de direito.. . Em TODAS as matérias que li sobre a crueldade extrema da carga viva e todo esse processo.. ninguém citou o Fórum Nacional de Proteção Animal e da nossa querida Sheila que fala sobre há anos. PARABÉNSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. Sim! Estamos nessa luta faz tempo Sheila! E a inércia das pessoas é desesperadora! Veja como a coisa esta evoluindo rápido contra os jeguinhos.Apesar de falarmos e pedirmos que as pessoas se unam para defende-los.

    ResponderExcluir